tradutor

sábado, 31 de outubro de 2015

CURIOSIDADE III: O DIAMANTE. SAIBA MAIS SOBRE A PEDRA MAIS PRECIOSA DO MUNDO E PORQUE É USADA EM ANÉIS DE NOIVADO


   A dureza do diamante tem muito a ver com seu nome. Do grego "ADAMAS" que significa INCONQUISTÁVEL, INDOMÁVEL. O seu brilho é comparado ao da ESTRELA DA MANHÃ, "VÊNUS" , que é a DEUSA DO AMOR. Por esta razão se transformou no SÍMBOLO DO AMOR.
   Dentre todas as pedras, a mais desejada , sendo conhecida a mais de 3 mil anos.A composição química é de carbono puro cristalizado a elevadíssimas pressões extremas, nos primórdios da história da Terra.
    Podem ser encontrados em várias cores naturais, sendo os mais frequentes os incolores até as tonalidades amarelas. Os diamantes de cores fantasia (fancy diamonds) que possuem uma cor acentuada(verde, amarelo, vermelho, azul, violeta, marrom) alcançam valores elevados entre os colecionadores, porém são pouco procurados comercialmente.
   Para ser usado na joalheria o diamante deve passar pelos processos de serragem,torneamento, lapidação e polimento. As lapidações mais usadas para joalheria são brilhante(redondo), oval, navete e gota. Após a lapidação a pedra bruta chega a perder de 50 a 60% de material. Quanto mais incolor mais valioso. Ele queima e funde respectivamente a 784 e 3672 graus Celsius. O quilate(carat,ct), unidade de peso, equivale a 1/5 da grama. Um quilate(ct) é igual a 100 pontos.

Exemplo: Uma pedra com 50 pontos é uma pedra de meio quilate, ou seja, de 0,1 gramas.

    Em 1947, o Arquiduque Maximiliano da Áustria, deu um anel de diamante a Mary de Burgundy, com quem se casaria, iniciando assim a TRADIÇÃO DOS ANÉIS DE NOIVADOS.


 
 

   

Um comentário: