CLIQUE AQUI PARA NOSSAS JÓIAS EM RUBI.
INFORMAÇÕES INTERESSANTES:
O rubi deve seu nome à sua cor vermelha, que vem do latim, rubeus igual a rubro. A substância corante do rubi é o cromo. A cor mais apreciada é o vermelho puro com uma pequena tonalidade azulada, denominada "sangue de pombo". De um modo geral a cor varia de rosa pálido ao vermelho vivo.
O rubi é uma das gemas mais valiosas. Rubis grandes são raríssimos, mais raros que diamantes do mesmo tamanho, podendo inclusive alcançar valores superiores a estes no mercado. O maior rubi lapidado foi encontrado na Birmãnia e pesou 400 ct. O rubi lapidado tem um brilho equivalente ao diamante.
Ele é conhecido como a GEMA QUE APRISIONA O SOL. Simboliza a LIBERDADE, a CARIDADE, a DIGNIDADE e o PODER DIVINO. Na Índia antiga era considerado o "rei das pedras preciosas", e acreditava-se que um rubi de boa qualidade era capaz de proteger contra todos os infortúnios.
Existem diversas gemas que podem ser confundidas com o rubi devido a cor: piropo, espinélio, rubi sintético, almandina entre outros.
A extração é feita preferencialmente em depósitos aluviais. Como o rubi tem uma densidade relativa elevada, após a lavagem do cascalho e areias, é encontrado com outros minerais pesados,podendo ser retirado com a mão.
As jazidas mais importantes encontram-se na Birmânia, Tailândia, Sri Lanka e Tanzânia.
Muitos rubis foram incrustados em coroas e cetros de dinastias antigas. Modernamente descobriu-se que algumas destas gemas não eram rubis e sim espinélios. Os espinélios foram reconhecidos como uma classe mineral somente há 150 ANOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário