tradutor

sábado, 21 de novembro de 2015

CURIOSIDADE V: ESMERALDA- A pedra da GENTILEZA e da FELICIDADE NO AMOR.

                  CLIQUE AQUI PARA VER NOSSAS JÓIAS EM ESMERALDAS.

                   O nome da esmeralda vem do grego Smaragdos que significa pedra verde.
                  A esmeralda simboliza a GENTILEZA. Os povos medievais acreditavam que a esmeralda trazia FELICIDADE NO AMOR e HARMONIA DOMÉSTICA. Para as mulheres, acredita-se que a esmeralda assegurava proteção durante o parto.
                  É uma gema do grupo do Berilo. Conhecida pelos Egípcio há mais de 4000 anos. A extração é feita diretamente na rocha matriz, em pequenos filões. Isto deve-se à FRAGILIDADE da esmeralda que se esfarela quando rolada pelas águas ou ventos.
                 As jazidas mais importantes encontram-se na Colômbia. No Brasil existem jazidas na Bahia, Goiás, e Minas Gerais. As pedras encontradas são geralmente mais claras. Outras minas são exploradas no Zimbabue e na África do Sul.
                  A substância corante da esmeralda é o cromo, e as vezes o vanádio. Sua melhor tonalidade é um verde muito especial-VERDE ESMERALDA- sendo este nome usado inclusive fora da mineralogia.  O verde esmeralda é um verde intenso, sem muitos traços de amarelo ou azul. A distribuição da cor na gema é frequentemente irregular, com manchas ou bandas. Somente as melhores esmeraldas são transparentes. É praticamente impossível encontrar esmeraldas sem inclusões.  
                   Recentemente o Brasil perdeu na justiça Americana a possibilidade de ficar com uma pedra de 380 Kg, que havia sido descoberta na Bahia em 2001. A pedra tinha 180 mil quilates, formada por nove tubos verdes, considerada até então a maior do planeta e um valor estimado de 400 milhões de dólares(foto abaixo).  


             

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário